freinet
Mildon Carlos Calixto dos Santos1
Ada Augusta Celestino Bezerra2
Grupo de pesquisa: GPGFOP/UNIT
Eixo Temático: 2. Educação, Sociedade e Práticas Educativas
Agencia Financiadora: sem financiamento
RESUMO
Este artigo tem como objeto de estudo a pedagogia de Célestin Freinet, a partir de suas obras e de autores da História da Educação. Seu objetivo é aprofundar o conhecimento dessa pedagogia , especialmente nos seu traços antiautoritários, de modo a configurá-la em relação à Escola Nova. A metodologia adotada na investigação foi a pesquisa bibliográfica, centrada na obra de Célestin Freinet e na sua contribuição para superação da pedagogia tradicional, ainda hoje instalada em sala de aula. A motivação central da pesquisa reside na inspiração socialista de Freinet que o fez colocar como pano de fundo de seus estudos a possibilidade de uma sociedade sem exploração e a vida do aluno, fazendo valer suas experiências. Nas considerações finais afirma-se que a contribuição político-pedagógica de Freinet está para além da Escola Nova quando enfatiza o trabalho, a atividade do aluno, a participação e a construção do conhecimento, num clima antiautoritário e de prevalência do bom senso de alunos e professores.
PALAVRAS-CHAVE: Célestin Freinet; Pedagogia Antiautoritária; Materialismo
Escolar.
ABSTRACT
This article has as object the pedagogy of Celestin Freinet, from his works and authors of the History of Education. Your goal is to deepen the knowledge of pedagogy, especially in its anti-authoritarian traits in order to set it in relation to the New School.
The methodology used in research was the literature search, focusing on the work of
Celestin Freinet and his contribution to overcoming the traditional pedagogy, still installed in the classroom. The motivation of the research lies in the socialist inspiration that Freinet did put in the background of his studies the possibility of a society without