freinet
Freinet trabalhava com crianças carentes, e buscava uma Educação Nova que pusesse ser aplicada a todas as crianças da sociedade sem distinção. E acima de tudo que respeitasse a individualidade de cada criança.
Durante suas alas adquiriu o habito de registrar o comportamento de cada criança que julgava interessante por meio de situações de sucesso e fracasso, com isso Freinet conseguia melhor compreender a personalidade de cada aluno.
Freinet sentia a necessidade de uma pedagogia voltada para os seguintes princípios: senso cooperativo, senso de responsabilidade, autonomia pessoal, criatividade, comunicação, afetividade, reflexão individual e coletiva.
Freinet criou a aula passeio, onde as crianças saiam do ambiente de sala para descobrir, estudar e observar o mundo, durante essas aulas os alunos podiam aprender de forma mais lúdica e prazerosa para elas, por que o interesse dos alunos não estava dentro da sala de aula, mais sim fora dela. ao rentarem dessas aulas passeio os alunos registravam tudo que tinha observado fazendo assim que as crianças exercitassem forma prazerosa o habito da leitura e da escrita em sala de aula , para Freinet sua proposta de trabalho abria as portas e as paredes deixavam de ser barreiras e a vida entrava dentro da classe junto com a luz do sol .durante as aulas passeio não existia a distinção entre professor aquele que iria transmitir seus conhecimentos , e o aluno que iria aprender todos estavam aprendendo e iriam aprender juntos . Os textos escritos pelos alunos eram impressos e distribuídos para os pais de alunos e para a sociedade para que estes textos se espalhassem na comunidade. Ao final os alunos iam montando um livro com seus textos ao longo da vida. Os textos só eram impressos se fosse do interesse do autor (aluno) e antes de passar pelo tipografo era feita a correção coletiva ou a auto correção para que os alunos aprendessem com seus próprios erros.
A ideia do Livro da Vida surgiu quando Freinet