Coerência
Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, uma unidade na qual as partes tenham nexo.
Não basta, portanto, que o texto tenha coesão, mas é preciso também que o raciocínio exposto não apresente lapsos, hiatos, deslocamentos abruptos das informações e excesso incoerente de ideias. A seguir algumas regras para a coerência:
1. Manter a ordem cronológica: não se deve relatar antes o que ocorre depois, a não ser que se pretenda criar um clima de suspense ou tensão (mas nunca esquecendo que, no final, a tensão deve ser resolvida).
2. Seguir uma ordem descritiva: isto é, seguir a ordem em que a cena, o objeto, o fato são observados - dos detalhes mais próximos para os mais distantes, ou vice-versa; de dentro para fora; da direita para a esquerda etc.
3. Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada: à medida que o texto avança, as novas ideias devem se relacionar às antigas, de maneira que todas permaneçam interligadas.
4. Evitar repetições
5. Não se contradizer
6. Não escamotear a realidade
7. Evitar generalizações
Quando encontramos as palavras chaves de um texto, descobrimos o alicerce semântico. A Semântica é a parte da linguística que estuda o significado das palavras, a parte significativa do discurso. Cada palavra tem seu significado específico, porém podemos estabelecer relações entre os significados das palavras, assemelhando-as umas às outras ou diferenciando-as segundo seus significados. Concluindo é simplesmente a base do texto. Assim inicia a leitura de um texto, compreendendo as relações existentes entre os segmentos que se organizam em torno das palavras chaves. E para um texto se manter coerente uma relação entre seu segmentos, para consolidar o seu sentido.
A palavra não pode está isolada. As palavras têm que trabalhar a favor de uma unidade de sentido mantendo um vinculo entre elas