Pedagogia da Natação
Resumo
Através de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos, foram levantados dados acerca do ensino da natação como propostas pedagógicas alternativas ao modelo desportivo que tem orientado diferentes escolas. Dentro da pesquisa, o ensino da natação tem se caracterizado principalmente pela rotina desportiva que se baseia nos quatro estilos da natação que hoje parece predominar na Educação Física onde as escolas, clubes e academias restringem-se ao ensino dos quatro estilos formais de natação.
Para falar de pedagogia da natação, é necessário assumir que o aprendizado da natação tenha componentes educativos que estão presentes nos conteúdos de ensino como: conhecer a modalidade, normas de segurança em piscinas entre outras. Há, contudo, uma grande dificuldade em se aplicar os conhecimentos pedagógicos nos programas de ensino de natação, porque muitas pesquisas que enfatizam o desenvolvimento motor do indivíduo não se baseiam no contexto pedagógico.
Na atualidade, várias correntes que orientam o ensino da natação e a falta de bases teóricas consistentes de uma pedagogia para natação, levou muitos professores a adotarem métodos próprios. E é importante ressaltar a necessidade de empenho em pesquisas de carácter pedagógico que integrem conhecimentos de diversas áreas para que a natação seja entendida em seu amplo sentido. De maneira geral, é fundamental que a Educação Física enquanto área de estudo, auxilie nesta elaboração para que os componentes educativos da aprendizagem não se limitem ao domínio técnico dos quatro estilos de nado ampliando suas correntes de ensino de acordo com as características de cada indivíduo.
Alguns dos maiores desafios enfrentados por cada professor de natação podem ser:
- Superar a noção de que aprender a nadar se resume ao domínio; técnico dos quatro nados
- Valorizar o aluno como alguém que já traz um saber