Natação
Curso de Educação
Física
Disciplina de Adaptação Natação
História da Natação
PROF. ALBERTO KLAR
PROF. WILLIAM URIZZI
Introdução
Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver.Os povos antigos (assírios,egípcios, fenícios, ameríndios, etc.)eram exímios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competições esportivas realizadas no séc XIX basearam-se no estilo de natação dos indígenas da América e da Austrália.
Histórico
De acordo com Lewin(1978), como acontecia com todos os exercícios físicos, em épocas antigas, a atividade aquática constituía uma necessidade vital, sendo por este motivo difundida.
Raposo(1981) confirma esta ideia referindo que o homem aprendeu a nadar por pura necessidade de sobrevivência. Este mesmo autor situa a evolução da história da Natação e a sua origem para lá de 6.000 anos antes da Civilização Egípcia.
Lewin conta que a arte rupestre da Pré-Historia, assíria e egípcia(cerca de 4 a 3 séculos A.C.)testemunha que a natação já era praticada nesse período. Nessa época, as populações tiveram a necessidade de se refugiarem dos animais e dos incêndios, de construírem as suas habitações nos lagos, as quais os historiadores designaram por aldeias”lacustres”.
Naquela época, a luta pela obtenção de alimento obrigava os homens a confrontar-se com a natureza(caça).Eram os habitantes das zonas costeiras e das regiões atravessadas por cursos de água que mais utilizavam a natação.Sem instrumentos adequados, apanhavam peixes e outras espécies aquáticas e atravessavam a nado largos cursos de água.
Lewin nos diz que, provavelmente, a natação com batimento alternado é a forma mais antiga utilizada para nadar.
A arte de nadar era para os egípcios um dos aspectos essenciais da educação pública. Todos aqueles que por profissão tinham contato com a água eram caracterizados por uma hábil