Métodos de ensino e aprendizagem de natação para crianças e adultos
“Métodos de ensino e aprendizagem em natação para crianças e adultos”
Introdução
A aprendizagem da natação deve estar fundamentada numa pedagogia de ensino. Portanto, se deve utilizar uma metodologia adequada à sua turma de alunos, respeitando o nível de desenvolvimento de cada um. A pedagogia usada para as aulas de natação seriam os métodos e estratégias que os professores utilizam em suas aulas para que os alunos incorporem eficientemente os conteúdos. A pedagogia da natação, historicamente, pode ser caracterizada de três formas: pedagogia global, pedagogia analítica e pedagogia moderna. Segundo Catteau e Garoff (1990), as principais características de cada uma delas:
A pedagogia global caracteriza-se pela ausência de professor. O aluno aprende a nadar sozinho, através da observação ou imaginação dos movimentos que foram executados por outras pessoas. Nem sempre os movimentos são executados corretamente e a ausência do professor dificulta a aprendizagem correta.
A pedagogia analítica caracteriza-se pela existência do professor que ensina através de uma sequência pedagógica e metodológica. Porém, é introduzida a aprendizagem dos movimentos da natação fora do meio líquido. Isto se torna difícil, pois as forças que agem sobre o indivíduo dentro e fora do meio líquido são diferentes.
A pedagogia moderna é a mais recente e atual. Aproveita os aspectos positivos das outras duas: atividade dentro do meio líquido a partir de uma sequência pedagógica organizada do simples para o complexo. Além disso, ressalta a importância da articulação da teoria e prática, conhecendo características do movimento, do indivíduo, do meio em que está inserido e dos materiais que podem auxiliar o processo pedagógico. Nesta linha atender aos objetivos dos alunos é fundamental para que a aprendizagem ocorra com mudança de comportamento permanente.
Métodos de ensino e aprendizagem em natação para crianças
Para que uma criança tenha sucesso