Funções de um Microprocessador
É o elemento responsável por receber, processar e resolver todas as ordens que serão executadas pelo sistema. É ele também quem comanda o funcionamento de todos os periféricos. O nome microprocessador que descreve o conjunto de todos os componentes, uma vez incorporados na CPU e prontos para operação. Podemos dividir qualquer processador em dois grupos principais: a unidade de controle e a unidade de processamento, em constante comunicação com o outro. A Unidade de Controle é responsável por gerenciar e controlar o bom funcionamento da unidade de processamento, que é a realização do trabalho.
Interrupção
Apesar de falarmos sobre multitarefa, o processador só pode executar uma única operação por vez. Como ele a executa em tempo extremamente pequeno, medido em milissegundos ou menos, temos a impressão de que o processador executa várias operações ao mesmo tempo.
Por exemplo, quando passamos uma série de comandos para serem executadas pelo processador, como recuperar dados no disco, ou pedir informações ao usuário, o processador precisa parar o programa e executar a rotina precisa parar o programa e executar a rotina adequada, para depois retornar aos comandos do ponto em que parou. Esse processo chama-se Interrupção.
Pipeline
É a capacidade que o processador tem de fazer o processamento através de fases, tornando-se, assim, muito mais otimizado e rápido.
O processador possui pelo menos quatro estados, ou funções básicas:
Busca
Quando o processador procura a primeira ou a próxima instrução.
Decodificação
Quando o processador traduz a instrução para acionar a rotina de máquina correta.
Execução
Quando a instrução ou a rotina é executada
Acesso a memória
Retorna o resultado e prepara para o próximo comando