Avaliacao fisica para crianças
Diferentes tipos de demonstração para diferentes faixas etárias na modalidade Natação
A natação é uma modalidade esportiva que a cada dia vem se tornando mais procurada. Pessoas com diferentes objetivos interessam-se pela modalidade, adotando-a como prática regular. A natação pode ser praticada em todas as idades, sem riscos ou restrições. Acredita-se que os professores de natação adotem metodologias de ensino diferentes para cada faixa etária, pois existem diferenças motoras, cognitivas e afetivas entre elas, bem como interesses diferentes quando procuram a natação.
Segundo Catteau e Garoff (1990) nadar é praticar atividade física na água, coordenando: equilíbrio, respiração e propulsão. A pedagogia da natação vai atuar no âmbito de melhorar esses três elementos.
Para Krebs, Vieira e Vieira (2005) a iniciação esportiva deve permitir exploração de movimento e aprendizagem perceptivo-motora. Isto significa que o professor deve dar oportunidade para o aluno explorar o ambiente aquático e diferentes formas de movimentação que seu corpo pode realizar dentro dele. Além de estimular o indivíduo a não realizar os movimentos preocupando-se apenas com a técnica, mas sim, valorizando a percepção dos seus movimentos dentro da água e da sensação que a água provoca em seu corpo.
A partir desta variedade de possibilidades são esperadas diferentes formas de organização da prática para atender tais diversidades. Será que as atividades na água são oferecidas com estratégias diferentes para diferentes clientelas? O que muda de uma aula para criança e adulto? Investigar tais realidades deve auxiliar a entender como ensinar a natação.
A priori, reconhecendo que as pessoas são diferentes e estão em momentos diferentes, à forma de ensino da natação deve respeitar tais características para que o objetivo maior, domínio do corpo no meio líquido, seja atingido.
A forma com que o professor comunica-se com seus alunos é