A Importância da Avaliação Física na Criança e no Adolescente em Fase Escolar - André Luís Amaral e Ronaldo Vilela Barros
A Avaliação Física durante o período escolar tem como base a aplicação de uma série de procedimentos que visam a acompanhar, minuciosamente, o desenvolvimento da criança e do adolescente. Sua prática consiste na aplicação sistematizada e científica de técnicas de mensuração que permitam analisar, de forma qualitativa, os aspectos físicos e as adaptações em função do tempo. A aplicação de uma avaliação física periódica possui inúmeros benefícios, principalmente o de identificar possíveis distúrbios de ordem motora, postural e metabólica. Dessa forma, pode-se classificar indivíduos ou grupos de risco e, através de descrições e comparações, elaborar programas preventivos ou até mesmo interventivos no contexto escolar.
Distúrbios físicos comuns na criança e no adolescente em fase escolar
Concomitantemente às constantes modificações ocorridas nos padrões de comportamento no mundo contemporâneo observa-se um aumento nos distúrbios físicos e psíquicos entre crianças e adolescentes. Entre os distúrbios físicos mais comuns, podemos citar: a obesidade, os desvios posturais, as alterações no crescimento e o comprometimento dos padrões motores.
Obesidade infantil
A obesidade é um problema crescente no mundo. Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), “a obesidade infantil já apresenta dimensões epidêmicas em algumas áreas e ascendentes em outras. No mundo, existem 17,6 milhões de crianças obesas com idade menor que 5 anos”. No Brasil, segundo a Opas, o índice de obesidade infanto-juvenil subiu 240% nas últimas duas décadas. Em estudo recente, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) indica que 15% das nossas crianças estão obesas.
Essa também é uma preocupação que deve sensibilizar as instituições de ensino, pois a obesidade, além de criar dificuldade de socialização, pode aumentar a incidência de problemas