Pedagogia da Autonomia
Saberes necessários à prática educativa
Capítulo 1 Não há docência sem discência Quem ensina aprende ao ensinar e que aprende ensina ao aprender. Esses são alguns aspectos fundamentais para a prática docente, afirma também, que não há docência sem discência. Dessa forma, deixa claro que o ensino não depende exclusivamente do professor.
Não há docência sem discência. O professor não é superior, melhor ou mais inteligente, porque domina conhecimentos que o educando ainda não domina, mas é como o aluno na construção da aprendizagem.
1– Ensinar exige rigorosidade metódica
É necessário que o professor se torne crítico e não meramente memorizador, para isso é preciso à leitura verdadeira, comprometida, para que com ela, o sujeito vá se tornando ativo e produtor. Nas condições verdadeiras de aprendizagem os educando vão se tornando sujeitos da construção do saber ensinado ao lado do educando, que é também um sujeito desse processo.
O educador comprometido coma prática docente deve na sua prática reforçar a capacidade crítica do educando, trabalhar a rigorosidade metódica para que aproximem dos objetos cognoscíveis.
1.2 – Ensinar exige pesquisa A pesquisa é importante para que você saiba o que está ensinando e também busque coisas novas para ensinar e para aprender. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. Não há ensino sem pesquisa. Ao ensinar todos precisam buscar, indagar, constatar, intervir. O pensar é obtido criticamente.
1.3 - Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos
O professor e a escola, tem o dever de respeitar os saberes que os alunos trazem a ela, saberes estes construídos na prática no cotidiano. É preciso estabelecer vínculos entre saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm.
1.4 – Ensinar exige criticidade A curiosidade humana é histórica e socialmente construída e reconstruída, pois uma das tarefas da prática