PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E TRANSDISCIPLINARIDADE
Américo Sommerman
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL
03 a 05 de novembro de 1999
Centro de Treinamento de Líderes – Itapoan – Salvador – Bahia.
É uma grande oportunidade poder falar um pouco sobre transdisciplinaridade neste seminário sobre a Pedagogia da Alternância. Primeiro, porque são abordagens absolutamente complementares. Segundo, porque ambas são tremendamente importantes e urgentes, uma vez que a educação tem desrespeitado tanto e há tanto tempo o sujeito do campo e o campo do sujeito.
A massificação do ensino, fruto da coisificação do homem, fruto de uma epistemologia reducionista que prevalece no Ocidente desde o fim do século XIX, tem causado os malefícios que todos nós conhecemos, da destruição da natureza do meio ambiente à destruição da natureza do homem, ambas sendo, na verdade, as duas faces de uma mesma moeda. Se um dos motivos principais do êxodo rural é a negação da imensa riqueza da cultura de cada região, o desrespeito pela interioridade de cada ser humano, que é sempre única, ao mesmo tempo semelhante e diversa da dos demais, é uma das causas principais de grande número de males psíquicos e físicos que proliferam em nossas sociedades. Se nosso terreno cultural não é respeitado, tiramos de lá as nossas raízes e tentamos replantá-las no terreno considerado bom pela cultura dominante. Se nosso campo interior não é respeitado e arado, olhamos apenas para fora, buscamos os valores que prevalecem na sociedade ou no grupo que nos rodeia, colocamos então uma máscara que nos iguala aos outros para não sermos feridos devido às peculiaridades da nossa identidade e afogamos a nossa interioridade e os valores intrínsecos ao ser humano no esquecimento do álcool, na fantasia das drogas, no consumo de bens extrínsecos, etc.
Para nos contrapormos a isso temos de propor um nova pedagogia: uma Pedagogia da Alternância, por exemplo, que, por sua vez, tem de estar apoiada numa