Pedagogia anarquista
Principais autores:
Foucault, Bakunin, Proudhon, Ferrier, Malatesta, Fernando Pelloutier, Silvio Gallo.
Teorias, ideias e conceitos mais importantes:
Anti- autoritarismo: Repulsa e combate a qualquer hierarquia ou domínio de uma pessoa sobre as outras. Defende uma organização social baseada na liberdade e na igualdade, que é condicionada pela ação direta de cada indivíduo livre, rejeitando qualquer intermediário entre o seu objetivo, enquanto defensor da Liberdade, e a sua vontade.
Autogestão: Todos fazem parte da gstão, da tomada de decisões. Não há líderes, mas o coletivo é quem decide; para isso é necessario que todos tenham acesso à informação, e que tenham responsabilidade com o coletivo e disciplina.
Relação saber-poder: Para que o individuo possa gerir e autogerir-se, como citado acima, é necessário o saber, o conhecimento. Conhecimento é poder, e por isso, este deve ser difundido entre todos.
Conceito de Liberdade: A liberdade só pode ser alcançada em sociedade e na coletividade. Só tem sentido quando empregada como relação, exigindo consciência e refleão; portanto, é caracterítica exclusiva do mundo humano.
Educação Integral: Visa formar o homem inteiro, completo, dominador de suas habilidades intelectuais e físicas, bem como suas habilidades sociais; capaz de estabelecer a ligação entre o trabalho manual e a reflexão intelectual.
Consequências práticas para a ação pedagógica:
- Educação independente do Estado, que defendia os interesses burgueses e dava ambiência para que esses pudessem dominar, controlando a educação por meio da nomeação dos professores, os conteúdos programáticos e por meio da legislação edcacional;
- Eucação racional e coeducação, onde meninos e meninas, homens e mulheres pudessem compartilhar o mesmo espaço educativo;
- Educação que respeite sempre a solidariedade, individualidade, liberdade e criatividade da criança ou jovem.
- Educação que