PDT - Magistério
PLANO DE ENSINO
Ensino: ( ) Fundamental ( ) Médio (x) Formação de Docentes
Série: 3º NI
Disciplina: Estágio Supervisionado
Professoras: Siumara Rozana Fernandes Kuhn
Magali Teles da S. Calsavara
JUSTIFICATIVA
Ao estabelecer as finalidades da educação básica e as diretrizes dos conteúdos curriculares, a Lei 9394/96 destaca a importância da formação para o exercício da cidadania, a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos e de respeito ao bem comum e à ordem democrática, bem como recomenda o aprimoramento da autonomia intelectual e do pensamento crítico (art. 22, 27 e 35).
Nesse sentido a lei inclui a substituição da concepção de conhecimento imutável pela visão do ser humano como responsável pela construção do conhecimento em interações com o ambiente. Tal perspectiva amplia e ressignifica a concepção de saber escolar, colocando-o em diálogo com o saber dos alunos, com a realidade objetiva em que as práticas sociais se reproduzem.
Tal mudança vem acompanhada de outras, principalmente as referentes ao papel da escola e à concepção de conhecimento escolar, de profissão docente e de formação de professores. A demanda das classes populares pela instituição escolar mudou o sentido outrora atribuído à educação para a vida. São outras as vidas que agora acorrem à escola. É agora exigido do professor que analise a educação como um compromisso político, carregado de valores éticos e morais, que considere o desenvolvimento da pessoa e a colaboração entre iguais e que seja capaz de conviver com a mudança e a incerteza.
(...) tudo isso nos leva a valorizar a grande importância que tem para a docência a aprendizagem da relação, a convivência, a cultura do contexto e o desenvolvimento da capacidade de interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus iguais e com a comunidade que envolve a educação. (Imbernón, 2000:14)
“Aprender a ensinar é um