RESUMO-O manifesto do partido comunista- Karl Marx
A sociedade burguesa simplificou as lutas de classe, ficando a luta apenas entre burguesia e proletariado, ou seja, entre opressores e oprimidos, que tem vivido numa constante guerra.
Onde a desigualdade é clara e onde a luta não passa de uma briga política.
A burguesia teme enfrentar o proletariado, pois só ele realmente e verdadeiramente revolucionário.
A burguesia com toda sua ganância acaba criando forças produtivas; meios de produção mais numerosos que todas as gerações anteriores, o que aprendeu com a sociedade feudal, já que surgiu com a ruína da mesma.
Marx e Engels passam assim a defender o comunismo, mostrando que o comunismo não retira ninguém do poder de se apropriar dos produtos sociais, apenas anula o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação.
Defendiam ainda que só seria possível tal sistema, se não houvesse a divisão de classes, onde um dos objetivos do comunismo é a conquista do poder político pelo proletariado, que ficaria a frente de um Estado, com isso derrubaria a supremacia burguesa.Pois na sociedade burguesa o trabalhador não passa de um mero escravo, uma marionete, pois o preço que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, apenas para suas necessidades vitais, para que o operário viva apenas como operário.
Marx e Engels mostram ainda a diferença entre a sociedade burguesa e a sociedade comunista, onde na sociedade burguesa, o trabalho vivo é sempre um meio de aumentar o trabalho acumulado (capital), já na sociedade comunista o trabalho acumulado(capital) é sempre um meio de ampliar, enriquecer e melhorar cada vez mais a existência dos trabalhadores.
Em resumo, os comunistas apóiam em toda parte qualquer movimento revolucionário contra o Estado, contra a burguesia, e proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente.