Produção em pequenos lotes
De acordo com o art. 457 da CTL, a remuneração é igual ao salário mais as gorjetas.
O salário é a importância paga pelo empregador ao empregado pela contraprestação de serviço, ou seja, uma forma de remunerar a prestação de serviço. Nota-se que, hoje, a natureza salarial do pagamento não corre apenas quando haja prestação de serviços, mas nos períodos em que o empregado está á disposição do empregador, durante os períodos de interrupção do contrato de trabalho ou outros que a lei indicar. Inexistentes, portanto, rígida correlação entre o trabalho prestado e o salário pago.
Por isso, salário é a prestação fornecida diretamente ao trabalhador pelo empregador em decorrência do contrato de trabalho, seja em razão da contraprestação do trabalho,da disponibilidade do trabalhador, das interrupções contratuais ou demais hipóteses prevista em lei.
O salário integra a remuneração e não o contrário.
Remuneração = salário + gorjetas
Trabalho feito é salário ganho.
Elementos da Remuneração
São elementos da remuneração : (a) Habitualidade; (b) Periodicidade; (c) Quantificação; (d) Essencialidade; (e) Reciprocidade.
Habitualidade: é elemento correspondente para saber se o pagamento feito pode ou não se considerado como salário ou remuneração. O contrato de trabalho é um pacto de trato sucessivo, em que há a continuidade na prestação de serviço e, em consequência, o pagamento habitual dos salários.
Periodicidade :