usinagem
A usinabilidade e uma propriedade que depende da interação entre o processo de fabricação e as características de material da peça. No caso dos aços, a composição química, a microestrutura e os tratamentos térmicos e mecânicos tem um efeito acentuado na usinabilidade dessa classe de materiais metálicos.
Conceito de Usinabilidade
Entende-se como Usinabilidade o processo mecânico que mediante a remoção de cavacopor determina ferramenta, visa conferir uma peca, a forma, as dimensões, ou o acabamento especifico de cada item. Determinar a usinabilidade de qualquer dado material pode ser bastante complexa. Muitos fatores podem ser considerados, tais como as qualidades físicas, sua condição e as propriedades da maquina de corte. Fatores como forca de tração e de rendimentos, dureza e microestrutura podem ser importantes. Normalmente, os matérias com alta resistência e as forcas de produção vão oferecer alto desempenho, mas também são duros para a maquina. Certas ferramentas de usinagem também oferecem benefícios que podem resultar em um material e mais fácil para a maquina.
Relação material da peça x material da ferramenta:
A usinabilidade não possui uma definição direta, como classes ou números, de modo geral, ela inclui a habilidade do material da peca a ser usinado, o desgaste que ele cria na aresta de corte e a formação de cavacos que se pode obter. Capacidade dos materiais de se deixarem trabalhar com ferramentas de corte:
➔ Materiais diferentes tem comportamento diferente;
➔ Ligas de mesmo material também podem ter comportamento diferentes;
Principais problemas decorrentes da má usabilidade de um material
➔ Desgaste rápido;
➔ Super aquecimento da ferramenta;
➔ Empastamento da ferramenta;
➔ Lascamentos no gume de corte;
➔ Comprometimento da qualidade superficial;
➔ Necessidade de grande potencia de usinagem;
➔ Grandes esforços de usinagem;
Principais grupos que influenciam a Usabilidade:
I – Variáveis