Resumo Gerencia de operações
Método empurrado: lembrar da lanchonete que produz tudo e deixa lá, pra quem chegar escolher e comer. O método deixa o estoque disponível para assegurar que esteja sempre disponível qdo for procurado.
Método puxado: quando esse método é adotado, a demanda ativa a produção de um bem ou serviço. As empresas que usam esse método devem ser capazes de atender a demanda em um tempo aceitável.
Método poka yoke ou método a prova de falhas: projeta sistemas á prova de erro que eliminem ou minimizem o erro humano.
Lotes: quantidade de itens processados juntos. na produção enxuta usa-se lotes pequenos, assim é possível diminuir a quantidade de estoques em relação álotes grandes, alem disso, atravessam o sistema mais rápido que lotes grandes. Além do mais, no caso de erro, é mais fácil examinar lotes pequenos do que lotes grandes, evitando assim, perda de tempo. Há ainda a vantage de que lotes pequenos podemm ser distribuídos de forma mais eficaz possibilitando aos planejadores utilizarem as capacidades de modo mais eficiente
Setup (preparação): grupo de atividades necessárias para mudar ou reajustar um processo entre lotes sucessivos muitas vezes chamado de transição. Os tempos de preparação devem ser pequenos, do contrário, trabalhar com lotes pequenos pode resultar em desperdício, pois na preparação entre um lote e outro, com um tempo grande, os funcionários ficam ociosos.
Meta de preparação de um dígito: significa ter um tempo de preparação inferior á dez minutos.
5 "S": é uma metodologia para organizar, limpar desenvolver e sustentar um ambiente de trabalho produtivo. Sua prática pode levar a redução de custos, melhoria da pontualidade de entregas e da produtividade, e atémesmo a um local de trabalho mais seguro.
Senso de utilização: descartar os itens desnecessários, mantendo somente os necessários.
Senso de