ATPS EE
Um corpo é constituído pela reunião entre átomos de um ou mais elementos. O átomo, de forma simplificada, pode ser considerado como tendo duas regiões distintas: o núcleo, no qual entre outras partículas encontramos os prótons (p), e a eletrosfera, que rodeia o núcleo, na qual estão os elétrons (e).
O próton ele não se movimenta possui cargas positivas e sua massa é de 1,67.10 -27 kg.O elétron é móvel, tendo massa bem menor que a do próton: 9,1 .10 -31 kg e eles possuem cargas negativas. Os nêutrons não possuem cargas elétricas.
Em qualquer corpo existe uma quantidade de elétrons que escapam dos seus átomos. São os átomos das últimas camadas e que estão sendo atraídos com uma força fraca para o núcleo. Esses elétrons, que não estão presos aos átomos, denominam-se “elétrons livres” e constituem a nuvem eletrônica ou o gás de elétrons.
Os materiais que apresentam grande número de elétrons livres são denominados condutores, enquanto aqueles que têm pequeno número de elétrons livres são os isolantes. Metais e grafite são condutores, enquanto que plástico, vidro, cerâmica são alguns exemplos de isolantes.
A Eletricidade básica considera apenas duas partículas no estudo dos seus fenômenos: o próton, que é fixo e está no núcleo, e o elétron que é móvel e está na eletrosfera. Portanto, nos fenômenos elétricos, a única partícula que se movimenta entrando ou saindo de um corpo ou deslocando-se dentro do mesmo, é o elétron.
Por convenção, para indicar que prótons e elétrons são partículas diferentes e apresentado comportamento opostos, ao próton associou-se o sinal positivo (p +), e ao elétron o sinal negativo (e –).
Na Mecânica estuda-se o comportamento e ações de um corpo considerando-se a sua massa M ou m. Na Eletricidade estuda-se o comportamento e ações de um corpo considerando-se uma característica inerente ao corpo, denominada carga elétrica. O valor da carga elétrica de um corpo é determinado pelo excesso ou falta de elétrons no corpo. Este valor é