PDCA
Meta: produzir 25 barcos de papel, conforme padrão apresentado, em um período de 3 minutos.
Métodos:
Dividir a confecção dos barcos em etapas, formando uma linha de produção;
Dividir as etapas entre os componentes do grupo, de forma que cada um fique com aquela que mais domina (qualidade e agilidade).
DO
Eduque e treine: o integrante mais habilidoso ensina os demais e esclarece dúvidas. Divididas as tarefas, cada um treina a sua atividade.
Execute o trabalho: todos começam a produzir, de acordo com a divisão, a partir da contagem do tempo e até que ele termine.
CHECK
Verifique os efeitos do trabalho executado: a meta não foi atingida, pois houve desprezo de uma unidade produzida (perda de qualidade).
ACT
Atue no processo em função do resultado: necessário treino para garantir agilidade e qualidade juntas. A divisão do trabalho foi considerada adequada.
Respostas
1. Identificação das prioridades
Existe um problema, que é não ter atingido a meta estabelecida. Uma vez estabelecida a meta, as expectativas são de alcançá-la, e não conseguir pode significar perda (financeira, de imagem, operacional). O problema é uma variável resultado, dado que se refere a um número específico previamente determinado e que não foi alcançado.
2. Estabelecimento da meta geral
A meta é clara e atingível, pois não foi atingida por uma questão de qualidade. O volume estipulado pode ser alcançado com segurança.
3. Desdobramento do problema
Neste caso, não é necessário realizar o desdobramento do problema, pois a causa pode ser facilmente identificada.
4. Determinação das oportunidades nas variações
5. Estabelecimento de metas específicas
6. Identificação das causas potenciais
A meta poderia ter sido atingida, não fosse a perda por qualidade. A causa do problema está na baixa qualidade. Há também falha na agilidade, pois se houvesse maior volume produzido, o descarte de alguns produtos sem qualidade não impactaria a meta.
7. Quantificação e priorização das causas
Com base no