PDCA
Quando surgiu?
Também conhecido como “Ciclo de Deming”, foi uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade. Criado na década de 20/30 por Walter A. Shewart, porém esse método foi popularizado para todo o mundo por Willian Edward Deming, conhecido como o “guru do gerenciamento de qualidade”, na década de 50, o que tornou mundialmente reconhecido por aplica-lo no Japão.
O que é?
O PDCA é um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias, possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis. O PDCA constitui-se das seguintes etapas:
-Planejamento:
a) Identificação do problema
b) Estabelecer metas
c) Análise do fenômeno
d) Análise de processo
e) Plano de ação
-Desenvolvimento:
a) Treinamento
b) Execução da ação
-Controle:
(O plano precisa de verificação e acompanhamento)
-Ação
Objetivo?
O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
Onde é usado?
Esse método vem ganhando forças com diferentes organizações, pois é simples de ser utilizado e tem um resultado eficiente.
O sistema, que nasceu para ser aplicado aos sistemas de qualidade, passou a ser utilizado para o planejamento eficaz da gestão de conhecimento, em qualquer segmento ou instituição.
Sua utilização é ampla e baseia-se nos conceitos de administração que devem servir de exemplos na administração dos objetivos, onde uma sequencia de atividades é estruturada dentro dos “4” módulos do PDCA.
A ferramenta pode ser utilizada por qualquer organização, favorecendo o desenvolvimento de melhores resultados e também para a melhoria dos processos.
Referencias:
CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 8. Ed Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento