pdca
Aluno: Matheus Schmitz
PDCA
O PDCA é a sigla em inglês das palavras: Plan, Do, Check e Act que traduzidas significam: planejamento, execução, verificação e ação. O ciclo também é conhecido como ciclo de Shewhart, da qualidade ou de Deming.
O principal objetivo desse ciclo é favorecer a utilização de uma metodologia que ajude a diagnosticar, analisar e resolver problemas organizacionais.
Esse método vem ganhando forças com as diferentes organizações, pois é simples de ser utilizado e tem um resultado eficiente, conduzindo a ações sistemáticas que garantem o crescimento das organizações.
O sistema, que nasceu para ser aplicado aos sistemas de qualidade, passou a ser utilizado para o planejamento eficaz da gestão de conhecimento, em qualquer segmento ou instituição.
Sua utilização é ampla e baseia-se nos conceitos de administração que devem servir de exemplos na administração dos objetivos, onde uma sequencia de atividades é estruturada dentro dos 4 módulos do PDCA.
A ferramenta pode ser utilizada por qualquer organização, favorecendo o desenvolvimento de melhores resultados e também para a melhoria dos processos.
O ciclo PDCA surgiu na década de 1930, nos Laboratórios da Bell Laboratories, nos EUA, e foi elaborado pelo estatístico Walter A. Shewhart, que definiu essa ferramenta como um ciclo de processos que pode ser aplicado a qualquer processo ou problema.
Funcionamento
Cada vez que um problema é identificado e solucionado, o sistema produtivo passa para um patamar superior de qualidade, pois os problemas são vistos como oportunidades para melhorar o processo. O ciclo também pode ser usado para induzir melhoramentos, ou seja, melhorar as diretrizes de controle. Neste caso, na etapa inicial planeja-se uma meta a ser alcançada e um plano de ação para atingi-la, onde a ação é executada segundo a nova diretriz e é feita a verificação da efetividade do atendimento da meta. Em caso afirmativo, esta nova