Resumo geral da Globalização
A globalização é um dos aspectos mais discutidos e polêmicos da nova ordem internacional. O que vem a ser, então, essa tal globalização? O atual processo de globalização nada mais é do que a mais recente fase da expansão capitalista. Pode-se afirmar que a globalização ora em curso está para o atual período científico tecnológico do capitalismo como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo para o final da fase industrial e início da financeira. Ou seja, trata-se de uma expansão que visa aumentar os mercados e, portanto, os lucros, que é o que de fato move os capitalistas, produtivos ou especulativos, na arena do mercado. Só que agora essa expansão e esse é o dado novo pode dispensar a invasão de tropas, a ocupação territorial, pode abrir mão, enfim, da guerra.
O que entendemos por Globalização?
Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
Nesse contexto podemos encaixar a ideia de aldeia global pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.
Mas de onde veio a Globalização?
A Globalização teve início nos séculos XV e XVI segundo muitos historiadores, devido as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O processo de globalização econômica foi impulsionado pelo neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970
Com os mercados internos saturados, muitas