pdca
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
BRUNA PEREIRA MARTINS
JULIANI CASAGRANDE
KÉTOLIN KAROLINE DE OLIVEIRA DAVID
ROSICLÉIA LUZIA CAMILO EUGÊNIO
TRABALHO SOBRE O CÍCLO PDCA
Projeto de Pesquisa da disciplina de Projtos Empresariais I, solicitado pelo professor Abel Corrêa de Souza, na 7ª fase do Curso de Administração de E
mpresa.
CRICIÚMA
2014
JULIANI CASAGRANDE
TRABALHO SOBRE O CÍCLO PDCA
Trabalho sobre o Cíclo PDCA solicitado pelo professor Joao Batista da SIlva, na disciplina de Gestao da Qualidade da 4ª fase do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNESC.
CRICIÚMA 2014
1.0 INTRODUÇÃO
O Ciclo PDCA, também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming, foi idealizado por Shewhart, mas quem o divulgou e efetivamente aplicou foi Deming a partir da década de 1950 no Japão.
Trata-se de um procedimento simples, mas é caracterizado por procedimentos que requerem responsabilidade na execução de cada etapa. É eficaz para qualquer atividade, com a capacidade de planejar, fazer, monitorar e a partir, agir de acordo com o que foi avaliado, se bem-sucedido então, estende-se de forma a padronizar todos os processos que estiverem ligados, se mal sucedido, deve-se rever todos os processos e refazer o ciclo. A qualidade de um produto ou serviço é a base de sua existência.
De acordo com a definição de CAMPOS (1992),
“Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.”
2.0 A HISTÓRIA DO PDCA
Desde os primeiros anos do século passado, as organizações industriais já conheciam os três processos da produção em massa: especificação, produção e inspeção. Ishikawa[vii] (1986) relembra que Taylor recomendava o plan-do-see (planeje, execute e veja)