Pdca
Muito embora já tenha conquistado o posto de sexta maior economia do mundo em 2011, o Brasil não consegue “ engrenar” pois ainda não conseguiu suplantar dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que o colocam no contra fluxo de todas as expectativas do país não somente no cenário nacional , mas , sobretudo no internacional . O grupo de Barreiras denominado de “Custo Brasil” tem de certa forma impedido o crescimento de forma mais suntuosa, mais clara, minando, sobretudo a eficiência da indústria nacional e a competitividade dos produtos brasileiros.
É inegável que o Brasil desponta como uma grande potencia econômica no cenário internacional, porém, barreiras devem ser vencidas, principalmente a incoerência de nossos gestores nacionais. 'O Brasil fez uma opção pelo transporte rodoviário, mais caro do que outros meios, como ferrovias ou hidrovias', porém não tem sido feito um trabalho de infraestrutura capaz de viabilizar condições para que a produção Brasileira consiga escoar seus produtos, consequência disto empresas têm uma despesa anual extra de R$ 17 bilhões devido à precariedade da infraestrutura do país, incluindo péssimas condições das rodovias e sucateamento dos portos. Além do aumento das tarifas de energia elétrica que tem aumentado de forma constante, muito embora grande parte de nossa energia venha de hidroelétricas dentro de nosso território, ou seja, mesmo sendo o principal fornecedor de nossa própria energia, o custo tem sido alto, como se estivéssemos importando.
Outro fator é a falta de mão de obra especializada , segundo recente levantamento o Brasil ocupa a 2ª posição entre as nações com maior dificuldade em encontrar profissionais qualificados, atrás apenas do Japão. Enquanto que no Japão a causa é o envelhecimento da população, no Brasil a causa é a falta de qualificação profissional, ou seja, estamos planejando um crescimento, porém, sem