Pdca
FNQ – As empresas brasileiras na busca da excelência em busca da gestão mundial
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi criada em outubro de 1991, como entidade sem fins lucrativos, por 39 organizações, privadas e públicas para administrar o Prêmio Nacional da
Qualidade®.
Os critérios de excelência da FNQ constituem um modelo sistêmico da gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial. São construídos sobre uma base de fundamentos essenciais à obtenção da excelência no desempenho. O Modelo da Excelência da Gestão®, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, pode ser útil para avaliação, diagnóstico e desenvolvimento do sistema de gestão de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro, seja de porte pequeno, médio ou grande.
Já consolidada como um marco referencial para excelência em gestão no país, a FNQ tem a missão de disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.
Os prêmios de qualidade nacionais e internacionais possuem quatro grandes objetivos, aqui apresentados em ordem de importância:
1 Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social de um país. 2 Fornecer para as organizações um modelo referencial para um contínuo aperfeiçoamento.
3 Conceder reconhecimento público e notório à excelência da qualidade da gestão para organizações de Classe Mundial.
4 Divulgar as práticas de gestão bem-sucedidas, com vista ao benchmarking.
Os fundamentos da excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de Classe Mundial.
O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) é um reconhecimento, sob a forma de troféu, à excelência na