Pcmso
O PCMSO é um Programa anual com começo, meio e fim.Necessita ser planejado, implantado, executado e avaliado. Etapas:
PLANEJAMENTO: O médico visita a empresa, reconhece todos os riscos, planeja que exames vai realizar para acompanhar o efeito desses riscos, contata laboratórios, etc. redige o Programa e entrega à empresa um documento de planejamento do PCMSO.
IMPLANTAÇÃO: A empresa e o médico acertam todos os detalhes administrativos e operacionais para execução do Programa.
EXECUÇÃO: O médico realiza as consultas e os exames necessários, analisa os resultados, orienta o paciente e, se necessário, envia relatório à empresa sobre situações relacionadas à saúde dos empregados.
AVALIAÇÃO: Decorridos doze meses desde o início, o PCMSO tem que ser avaliado; aquelas empresas com grau de risco 3 e 4 e mais de 10 empregados ou 1 e 2 e mais de 25 empregados têm que receber um relatório de avaliação por escrito; para aquelas com número menor de empregados a avaliação apenas se resume ao aperfeiçoamento das rotinas do Programa.
Exames exigidos:
EXAME ADMISSIONAL: Feito sempre antes da admissão (registro em carteira).
EXAME PERIÓDICO: Realizado uma vez ao ano para a maioria dos empregados (pode haver necessidade de consultas adicionais, a critério do médico).
EXAME DE RETORNO AO TRABALHO: Será feito no primeiro dia após a alta do empregado que tenha ficado afastado do trabalho por mais de trinta dias por motivo saúde ou por parto.
EXAME DE MUDANÇA DE FUNÇÃO: Para aqueles que mudam de função (mesmo que não haja mudança na carteira de trabalho); realizado antes do início das novas atividades.
EXAME DEMISSIONAL: Feito até a data da homologação, para todos aqueles que deixam a empresa, por dispensa ou pedido de demissão.
QUEM PRECISA IMPLANTAR O PCMSO ?
Todos os empregadores, independente da atividade ou número de empregados.
PCMSO:
O significado de PCMSO é Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e foi instituída pela