Pcmso
3-1
SUGESTÃO 5
ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DO PCMSO
APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA
1. A ANAMT apresenta as sugestões para elaboração e desenvolvimento do
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – com objetivo de auxiliar o médico do trabalho a desenvolver suas atividades do dia-a-dia com padrão tecnicamente correto, ético com o trabalhador e com o empregador, preventivo em relação ao desgaste profissional decorrente de posturas e ações inadequadas que possam gerar responsabilidade civil e criminal solidária.
2. O PCMSO tem por objetivos a promoção e a preservação da saúde do trabalhador, devendo ser a tradução da Medicina do Trabalho no seu amplo campo de atuação, com foco maior na promoção da saúde e contemplando a prevenção em todos os níveis.
3. Para atingir os objetivos do programa deve o médico do trabalho considerar e desenvolver as seguintes ações:
· O conhecimento das condições de trabalho, incluídos os processos e ambientes, para identificar os riscos e as exigências físicas e psíquicas das atividades dos trabalhadores.
· A educação e a capacitação dos trabalhadores para conhecer e lidar com os fatores de risco à saúde existentes no processo e ambiente de trabalho, de modo a colaborar ativamente no seu controle ou eliminação e trabalhar preservando a saúde.
SCMA – ANAMT / 03 – Versão 1.00
REPRODUÇÃO PROIBIDA
3-2
· A recomendação ao empregador para ações de prevenção de natureza técnica e/ou administrativa, eliminando ou reduzindo a probabilidade de adoecimento pelo trabalho.
· Os exames médicos ocupacionais que, no contexto da prevenção, constituem as etapas de verificação das condições de saúde para o trabalho e da preservação da saúde pelo desenvolvimento do trabalho no dia-a-dia.
· O médico do trabalho deve conhecer e propor medidas relativas aos aspectos biológicos, ambientais, ao estilo de vida dos indivíduos e da coletividade sob seus cuidados e também quanto ao acesso aos