Pauta Jornalística - Como Fazer
Retranca: aumento / câncer de mama
Roteiro: Primeiro entrevistado: Selma Oliveira (Assessora de Comunicação e Informação da Secretária de Saúde do Estado do Ceará). Local da entrevista: Secretária da Saúde (Rua Almirante Barroso, 600 – Praia de Iracema). Telefone: (85) 3101-5123. Horário: 8h. / Segundo entrevistado: Maria Conceição Beserra Rocha (Paciente que teve Câncer de Mama). Local da entrevista: Casa da Paciente (Rua Jordão, 101 – Messejana). Telefone: (85) 3276-4548 ou 8566-7916. Horário: 13h.
Tema: Aumento do Câncer de Mama nas últimas décadas.
Pauteiro: Maria Isabela Beserra de Castro
Proposta: Segundo tipo mais detectado no Brasil, perdendo apenas para o Câncer de Pele, o diagnóstico do Câncer de Mama tem invadido cada vez mais lares e famílias brasileiras. Má alimentação, vida sedentária, obesidade, a gravidez depois dos 30 anos e a diminuição do tempo de amamentação são alguns dos fatores que contribuíram para esse índice aumentarem significamente nas últimas décadas. Além disso, também tem os fatores ligados à genética, como a menstruação antes dos 12 anos e também, mulheres que entraram na menopausa depois dos 50 anos. Podemos ressaltar também o histórico da doença na família, quem tem parentes de primeiro grau que já teve a doença, os riscos também aumentam em 78%. Porém, esses números poderiam diminuir se as mulheres voltassem a se cuidar, procurando fazer uma alimentação mais adequada, exercícios físicos e não ingerindo bebidas alcoólicas, além de procurar fazer o autoexame cinco dias após a menstruação e procurar, a partir dos 40 anos (para mulheres que não tem histórico na família) fazer a mamografia anualmente.
Encaminhamento: Procurar saber o percentual do aumento dos casos de Câncer de Mama, os riscos, os tratamentos e afins. Saber detalhes de como o paciente se sente ao descobrir que está com a doença, o que muda na sua rotina, a alimentação do paciente e afins.
Dados: É o tipo de câncer mais