Projeto Roteiro das Águas - Piauí
1.1. TITULO: Pesquisa de campo: instrumento essencial para o ensino-aprendizagem de geografia – Roteiro das Águas
1.2. INSTITUIÇÃO: Secretaria Municipal de Educação de Teresina – SEMEC/ Gerência de Formação – GEFOR/ Centro de Formação “Odilon Nunes”
1.3. ENDEREÇO: Rua Magalhães Filho S/N; BAIRRO: Marquês CIDADE: Teresina ESTADO: PI
1.4. PÚBLICO ALVO: Professores cursistas e formadores de Geografia de Teresina-PI;
1.5. PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02 a 04 de novembro de 2013 1.6. ROTEIRO: Teresina - José de Freitas - Barras - Batalha - Esperantina - Joaquim Pires - Buriti dos Lopes - Parnaíba - Ilha Grande - Luís Correia - Delta do Parnaíba. 2- JUSTIFICATIVA:
No ensino de Geografia é fundamental o estudo da organização do espaço geográfico. A observação das paisagens, e de seus processos formadores, permite reconhecer suas estruturas e, a partir delas, as condições de vida oferecidas à população no espaço da cidade, das unidades federativas e da totalidade do país.
Considera-se a pesquisa de campo como uma experiência fundamental para aguçar os sentidos, despertar no aluno a vontade de estudar mais e observar melhor aspectos da realidade que conhecia apenas em teoria. Deste modo, o trabalho de campo torna-se cada vez mais indispensável no ensino de Geografia, dentre outras ciências empíricas, apesar de haver uma carência de metodologias adequadas para incorporá-lo às práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano escolar.
Tendo como guia teorias estudadas em sala de aula, que direcionam as escolhas para organização de visitas a distintos lugares e observação das paisagens, realização de entrevistas e coleta de dados, são criadas novas condições para um ensino mais significativo. Este ensino se conecta às demandas pela formação de cidadãos intelectualmente mais preparados, portanto mais capazes de participar ativamente da sociedade brasileira presente e futura.
Uma maior