INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS - LÓGICO-MATEMÁTICA
Durante décadas, compreendeu-se que a inteligência humana poderia ser medida de acordo com os resultados deste tipo de teste, mas hoje se sabe que os exames de QI avaliam, basicamente, nossa capacidade de raciocínio lógico. Além disso, nas últimas três décadas, a ideia de inteligência única começou a mudar graças aos conceitos desenvolvidos pelo psicólogo e professor norte-americano Howard Gardner, que lançou a Teoria das Inteligências Múltiplas
Gardner diz que o ser humano possui mais de um tipo de inteligência e que, portanto, os processos de aprendizagem também devem ser individualizados. Suas ideias causaram grande impacto nos anos 1980, justamente por apresentar um caminho contrário ao do padrão de avaliação de inteligência mais aceito até então, o QI. Poucos gênios são gênios em tudo, Einstein era um gênio matemático, Shakespeare era um gênio linguístico, portanto nós temos todos os potenciais, mas alguns são mais desenvolvidos.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A ideia principal da Teoria das Inteligências Múltiplas é a de que possuímos habilidades diferenciadas para cada tipo de atividade e, portanto, possuímos mais de um tipo de inteligência, embora todos os tipos estejam interligados.
Vejamos quais são as inteligências segundo Gardner:
1. Lógico-matemática – Pessoas com essa inteligência mais proeminente desenvolvem mais