Múltiplas Inteligências, uma abordagem a partir da teoria de Howard Gardner
Amanda Vieira de Araújo¹
Cristiane Renaly Lira Costa Oliveira²
Resumo
Denomina-se Múltiplas Inteligências a teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência. Nesse sentido, faz-se necessário investigar quais das Múltiplas Inteligências desenvolvidas por Gardner são encontradas na escola pública, e como tem sido trabalhadas junto aos alunos, desde as Inteligências Linguísticas, Lógico-Matemática, Espacial, Musical, Corporal-Cinestésica, Interpessoal, até a Intrapessoal. A falta de conhecimento por parte dos professores sobre a temática existe, ou estes exploram as Múltiplas Inteligências com propriedade em suas atividades rotineiras? Essa é uma pesquisa bibliográfica, cujo campo de coleta de dados será a Creche Municipal Félix Araújo, localizada no bairro de Bodocongó em Campina Grande/PB.
Palavras-chave: Múltiplas inteligências. Linguagem. Inteligência.
Introdução
Este artigo abordará as sete inteligências que Gardner teorizou, entre elas: Inteligências Linguísticas; Lógico-Matemática; Espacial; Musical; Corporal-Cinestésica; Interpessoal; e Intrapessoal; bem como a maneira que essas inteligências têm sido trabalhadas na creche Municipal Félix Araújo e as linguagens geradas por meio de tais inteligências.
De acordo com o dicionário Priberam de Língua Portuguesa, inteligência é o conjunto de todas as faculdades intelectuais (memória, imaginação, juízo, raciocínio, abstração e concepção). Enquanto linguagem refere-se à expressão do pensamento pela palavra, pela escrita ou por meio de sinais. Gardner ampliou o conceito de inteligência, em sua concepção, esta é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. Gardner define linguagem como uma capacidade universal, que ora pode apresentar-se como oratória, ora como escrita, ou secreta, etc.
As