Paulo freire
EDILEIDSON NOVAIS
ERIKA HELLEN BATALHA
GIOVANNI GHERARDI
LIETE CLAUDINO
PLANO DE AULA COM MÉTODO POLÍTICO
UNIESP – FACULDADES HOYLER
VARGEM GRANDE PAULISTA – 2011
AIMILE PRESTES
EDILEIDSON NOVAIS
ERIKA HELLEN BATALHA
GIOVANNI GHERARDI
LIETE CLAUDINO
PLANO DE AULA COM MÉTODO POLÍTICO
Trabalho apresentado à disciplina Aquisição de desenvolvimento da Leitura e da Escrita, para obtenção parcial de nota no 5° semestre do curso de Letras. Professora Ana Maria Bonjorno.
UNIESP – FACULDADES HOYLER
VARGEM GRANDE PAULISTA – 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.
2. PEDAGOGIA POLITICA.
3. PLANO DE AULA.
4. BIBLIOGRAFIA.
INTRODUÇÃO
Este trabalho cujo tema é plano de aula com método político-social, tem o objetivo de esclarecer e definir o modelo político-social por Paulo Freire, no qual o professor e o aluno têm o mesmo papel no sentido de aprendizagem entre ambos. Além de apresentar exclusivamente um plano de aula, cujo tema é produção textual e análise de textos.
PEDAGOGIA POLITICA-SOCIAL POR PAULO FREIRE.
Para Paulo Freire, as questões e problemas principais da educação não são questões pedagógicas, ao contrário, são questões políticas. Para ele, a educação e o sistema de ensino não modifica a sociedade, mas a sociedade é que pode mudar o sistema instrucional. O sistema educacional pode ter um papel de destaque numa revolução cultural. Ele chama de revolução a consciente participação do povo. Logo, a pedagogia crítica, como uma constante, contribui para revelar a ideologia esquecida na consciência das pessoas.
Segundo Freire todo educador deve acreditar que é possível ocorrer mudanças. Todos devem participar da história, da cultura e da política. Ninguém deve ficar neutro, nem estudar por estudar. Todos devemos fazer perguntas, não podemos ficar alheios. “Ser rebeldes e não A proposta de Paulo Freire, em termos educacionais, é uma proposta