Paulo Freire Contemporâneo
Sinopse: O documentário resgata o método de alfabetização criado pelo educador e retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, além das experiências de seu método de alfabetização no Brasil e no mundo, a partir da realidade de Angicos/RN, a primeira grande experiência que projetou Freire no Brasil e no mundo. Finaliza mostrando o quanto as ideias de Paulo Freire sobre a pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.
Dados técnicos
Duração: 55 minutos
Direção: Toni Venturi
Áudio: Português
O educador Paulo Freire dizia que o homem lê o mundo antes de ler a palavra. Esta é uma das idéias presentes no documentário Paulo Freire Contemporâneo, que resgata o método de alfabetização criado pelo educador. Lançado nesta quarta-feira, 2, no Ministério da Educação, o documentário de 55 minutos venceu concurso lançado pela TV Escola no ano passado e homenageia a obra de Freire, dez anos após sua morte.
Pelo pensamento freireano, o processo de aprendizagem deve estar vinculado ao contexto do aluno, possibilitando ao alfabetizando que deixe sua condição de oprimido ao adotar uma postura crítica diante do mundo, só permitida pela educação. Por isso, Freire acreditava ser impossível aprender sem atrelar a leitura de mundo do aluno à leitura das letras.
Para o ministro Fernando Haddad, o filme mostra como a obra do educador é atual e inspiradora. “A idéia de que a criança, sobretudo a das camadas mais pobres, precisa de uma atenção especial da escola pública e a percepção de que o contexto é a base do aprendizado e de que o diálogo entre educador e educando é o que dá sustentação a uma prática pedagógica transformadora são o legado sempre atual e inspirador de Freire.”
O vídeo retoma a primeira experiência de alfabetização de adultos de Paulo Freire, apresenta novas práticas com base no método, tanto no Brasil quanto no exterior, e ainda traz entrevistas com o estudioso,