RESENHA DOS DOCUMENTÁRIOS “PRO DIA NASCER FELIZ” E “CONTEMPORÂNEO” EM DIÁLOGO COM O TEXTO “ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL”
1013 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFESCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
RESENHA DOS DOCUMENTÁRIOS “PRO DIA NASCER FELIZ” E “CONTEMPORÂNEO” EM DIÁLOGO COM O TEXTO “ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL”
VICTOR SEADI LIMA MARQUES
VITÓRIA
2015
O documentário “pro dia nascer feliz” trata da dura realidade da educação brasileira mostrando fatos reais que retratam problemas enfrentados atualmente pelo sistema educacional em vários aspectos. Estabelecer um diálogo entre este documentário, a abordagem sócio-cultural de Mizukami e a tragetória de Paulo Freire relatada noutro documentário, o contemporâneo, é a proposta solicitada e que cumprir-se-á nos parágrafos ulteriores.
Pro dia nascer feliz começa expondo o caso de uma escola pública nordestina sem a mínima estrutura, com verba basilar ínfima, profissionais desmotivados por isso e pela baixa remuneração e, consequentemente, alunos completamente desinteressados. O que chama atenção neste caso é uma aluna que, por mais que as condições educacionais as quais ela está submetida sejam precárias, sua determinação e força de vontade permanecem afloradas. A menina não falta aula, dedica-se às obrigações estudantis e mantém-se esperançosa em meio a essa situação caótica.
Neste contexto, é interessante a ressalva sobre o que retrata contemporâneo, o documentário da trajetória de Freire, bem como a abordagem sócio-cultural de Mizukami, quando ressaltam que Freire acredita e prega a possibilidade de mudança, tanto em referência mundial, como na referência específica da educação brasileira. Segundo ele, o homem é o sujeito do conhecimento, isto é, aquele que tem as ferramentas e a capacidade de construir o conhecimento e produzir, dentro de seu contexto social, a cultura. Assim sendo, tem-se, no parágrafo anterior, a prova do cumprimento do que prega Freire.
É de extrema importância ambientar a proposta de Paulo Freire no contexto do movimento cultural que atingiu o Brasil e se