Patrimônio natural, território e soberania
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PATRIMÔNIO NATURAL, TERRITÓRIO E SOBERANIA
MANAUS
2013
JOSINALDO MARQUES DE FIGUEIREDO - 11165308
Resenha teórica apresentada como um dos critérios da Avaliação do 1º Bimestre da Disciplina Homem, Sociedade e Meio Ambiente, ministrada pela Profª. MsC. Márcia Maria de Oliveira no Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda - do Centro Universitário do Norte – UNINORTE, Laureate International Universities.
MANAUS
Abril de 2013
INTRODUÇÃO
O texto a seguir tem por referencia ao terceiro capítulo da obra Moraes, Robert. MEIO AMBIENTE E CIENCIAS HUMANAS. São Paulo: Editora Hucitec, 1997. Baseando-se no tema do terceiro capitulo “Patrimônio natural, território e soberania”, no qual se destaca as características, e as relações de apropriação da superfície terrestre pelos diferentes grupos sociais, no qual imprimem no espaço que acolhem as características das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas. Destacando a apropriação e criação de valores, baseados nas riquezas naturais transformadas em objetos de consumo e de forma construídas que se agregam ao solo sobre o qual são erguidos.
PATRIMÔNIO NATURAL, TERRITÓRIO E SOBERANIA
O autor aborda geograficamente as características e das relações de apropriação da superfície terrestre pelos diferentes grupos sociais, no qual imprimem no espaço que acolhem as características das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas. Destacando a apropriação e criação de valores, baseados nas riquezas naturais transformadas em objetos de consumo e de forma construídas que se agregam ao solo sobre o qual são erguidos.
Baseando-se na idéia do autor que destaca que “[...], a apropriação do valor contido num lugar implica a fixação de valor ali.[...]” (p. 36), . Ao analisar de modo integrado a apropriação do valor contido num lugar , a