PATRIMÔNIO IMATERIAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: reflexões sobre os conceitos e princípios da proteção do patrimônio cultural.
Clésio Barbosa Lemos Júnior
Rua Juscelino Barbosa, 1353/Apto 202.
Centro – CEP: 37130-000
Alfenas – MG clesio.junior@outlook.com (35) 9802-6391
Arlêude Bortolozzi
Rua Fradique Coutinho, 97/Apto 132.
Pinheiros – CEP: 05416-010
São Paulo – SP arleude@unicamp.br (11) 3064-2165
(11) 96454-1412
PATRIMÔNIO IMATERIAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: reflexões sobre os conceitos e princípios da proteção do patrimônio cultural.
LEMOS JÚNIOR, Clésio Barbosa1
BORTOLOZZI, Arlêude2
RESUMO:
O patrimônio cultural brasileiro não se resume, apenas, aos objetos históricos e artísticos, de “excepcional valor” ou ligados a “fatos memoráveis”. Tudo aquilo que revela aspectos múltiplos da cultura de uma comunidade constituem seu patrimônio cultural. Parte da civilização contemporânea tem feito uma inteligente opção por padrões de desenvolvimento sustentável que garantirão às gerações futuras o direito de usufruir de um meio ambiente saudável e de uma herança cultural que distinga e identifique os diferentes povos. Diante deste contexto, este estudo apresenta a utilização do patrimônio cultural, com destaque para o patrimônio imaterial, como instrumento de “alfabetização cultural” por meio da Educação Patrimonial. Como método de estudo utilizou-se da pesquisa bibliográfica. Para tanto, discorreu-se sobre os conceitos e preceitos do patrimônio imaterial, apresentou-se uma breve análise acerca dos princípios da proteção do patrimônio cultural e, finalmente, fez-se algumas considerações e proposições acerca da educação patrimonial que acredita-se ser uma ferramenta importante na formação do indivíduo e da sociedade.
PALAVRAS-CHAVE:
Patrimônio Cultural, Imaterial, Princípios da Proteção, Educação Patrimonial.
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: um pouco de história.
Nos últimos anos diante da