Patrimonio
Profa.: Chirlei Santos
CONCEITO
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira (contábil) destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade.
O Balanço Patrimonial deve compreender todos os bens e direitos, tanto tangíveis (materiais) como intangíveis (imateriais), as obrigações e o Patrimônio Liquido da entidade, levantados a partir dos resultados contábeis no seu livro Razão.
ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL
No Balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
O Balanço Patrimonial é composto por duas partes: Ativo e Passivo. Tradicionalmente, e apresentado em um gráfico em forma de "T".
Como o "T" tem dois lados, ficou convencionado que o lado esquerdo é lado do Ativo, o direito, do Passivo.
Quando se observa um Balanço Patrimonial representado no gráfico em forma de "T", o lado direito, lado do Passivo, composto por obrigações e Patrimônio Líquido, revela a origem dos recursos (capitais) totais que a empresa tem a sua disposição, os quais estão aplicados no patrimônio. As obrigações representam os recursos derivados de terceiros (capitais de terceiros), enquanto o Patrimônio Líquido mostra a origem dos recursos derivados dos proprietários (capitais próprios). O Ativo revela a aplicação desses recursos (capitais) totais, isto é, mostra em que a empresa investiu todo o capital (próprio e de terceiros) que tem à sua disposição.
Ativo
No Ativo, as contas representativas dos bens e dos direitos serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, em dois grandes grupos: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
Grau de liquidez é o maior ou menor prazo no qual bens e direitos podem ser transformados em dinheiro.
Ativo Circulante
O Ativo Circulante e composto pelos