HISTÓRIA DO CONHECIMENTO
HISTÓRIA DO CONHECIMENTO
HISTÓRIA DO CONHECIMENTO E SUAS TEORIAS
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Construção do Conhecimento Científico I (1DIDN) do Curso de Bacharelado em Direito da Escola de Direito e Relações Internacionais das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
Orientação: Prof. Ms. Alexandre Godoy Dotta
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Será apresentado neste trabalho, os tipos de conhecimentos e a sua conseqüente evolução. As formas de como os conhecimentos foram teorizados por diversos pensadores, onde cada um tem uma participação fundamental na construção de um conhecimento cada vez mais específico, eficiente e científico.
O espírito científico é essencialmente uma retificação do saber, um alargamento dos quadros do conhecimento. Sua estrutura é a consciência de suas faltas históricas. Toda a vida intelectual da ciência move-se dialeticamente sobre esta diferencial do conhecimento, na fronteira do descobrimento.
1 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Para KOCHE o homem é existencialista1, o existencialismo pode ser definido como um movimento filosófico constituído por diversas doutrinas unidas por dois aspectos fundamentais:
1) o objeto da sua reflexão é a existência humana entendida como realidade individual concreta que não se explica nem se demonstra mas unicamente se descreve; 2) reage contra a identificação hegeliana entre realidade e racionalidade porque a existência não está iluminada pela luz da razão.
Afirmar, como o fez Hegel que tudo o que é real é racional implica desvalorizar os aspectos dramáticos, angustiantes, imprevisíveis e absurdos que caracterizam a existência humana. O existencialismo pretende falar do ser humano concreto. Nada lhe dizem as idéias ou noções abstratas nem os grandes sistemas racionais que tudo julgam poder explicar e solucionar. O que lhe interessa é descrever o