Biossegurança
Ciências Biológicas
1º Semestre
CB1A30
Sâmia Araújo
Biossegurança
POP
Introduções de Trabalho.
Brasília-DF
26 de Abril de 2013
Treinamentos/Informações
Funcionários e pessoas que têm acesso a área laboratorial estão sujeitos à exposição ocasional e acidental a microrganismos que pertencem a grupos de risco mais elevados, portanto, se faz necessária a adoção de planos e normas de segurança, na prevenção de acidentes e minimização de exposições.
Vigilância médica e de saúde
São objetivos da vigilância médica e de saúde do pessoal que trabalha em áreas de risco por exposição a agentes biológicos:
prevenir o aparecimento de doenças profissionais em indivíduos saudáveis, através de exames regulares; programar, orientar e verificar a realização de imunizações ativas ou passivas para prevenção e minimização de risco de infecção, quando houver ; providenciar o diagnóstico precoce dos casos de infecção ocupacional; avaliar a eficácia de equipamentos e de medidas de proteção e prevenção.
Normas de vigilância sanitária de funcionários que têm contato com microrganismos da classe de risco 2
É obrigatória a realização de exames de saúde clínico e laboratorial pré-admissionais.
É recomendada a coleta de amostra sorológica para análise comparativa imediatamente após a exposição.
É necessário manter registro de casos de doenças e faltas.
O funcionário e/ou seu médico têm a responsabilidade de informar a empresa sobre todas as faltas decorrentes por doenças.
Mulheres em idade fértil precisam ser informadas sobre os riscos de exposição profissional a microrganismos patógenos. Informar o responsável pelo laboratório, imediatamente quando estiver gestante e/ou amamentando, para tomada de medidas preventivas contra possíveis infecções por exposição desnecessária (que coloquem em risco a saúde da mãe e da criança). Medidas preventivas a serem tomadas para a proteção do feto variam de acordo