Sociologia
*A sociologia contemporânea herdou as contribuições dos clássicos: Max Weber, Émile Durkheim e Karl Max, surgiu no séc XIX e foi um sistema contraditório (antagônico), desenvolvimento tecnológico e desigualdade social. Em busca de direcionar o problema real da sociedade. É a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. Passou a ser considerada ciência quando Emile Durkheim formulou os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais tem características próprias.
*O surgimento da sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade: a antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
*Um dos papeis centrais desempenhados pela sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais conservando o rigor original exigido no campo científico.
*No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que: a sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de fatores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.
*O senso comum corresponde a um conhecimento não cientifico utilizado como solução para os problemas cotidianos, é pouco elaborado e sem conhecimento profundo.
*Capitalismo é o modo de produção da vida material. Ampliou a divisão do trabalho. Foi estabelecido através da Revolução Burguesa: Revolução Gloriosa-Inglaterra 1689 e Revolução Francesa-França 1789 (era contemporânea) e foi consolidado pela Revolução Industrial no séc IXI.
*A sociedade capitalista= modificar o sistema produtivo e ampliar a divisão do trabalho. Um aspecto positivo disso foi a ampliação dos bens de consumo e desenvolvimento tecnológico. O aspecto negativo foi o impacto social (precariedade da condição sanitária e