Historia do conhecimento
A palavra história tem vários significados, mas aqui nos referimos à história do conhecimento que é o estudo dos acontecimentos no decorrer dos tempos.
O homem é o principal responsável pelos acontecimentos porque tem uma ligação direta com a natureza e com os outros homens, que estão em constantes mudanças durante o passar dos tempos procura entender as transformações pelas quais a sociedade passou e também a origem dos homes. A transformação é a essência da História.
O tempo histórico não é medido pelos relógios ou calendários ele é baseado em ações lentas com um golpe militar, a caminhada da humanidade diz muito sobre ela, não se deve buscar razão dentro do conhecimento da própria história, pois ela não está aqui para explicar a razão de ser homem na terra e nem o que estamos fazendo aqui tem como finalidade estudar o que realmente aconteceu e acontece com o homem.
Mas os historiadores não se referem ao mesmo tempo de toda a humanidade eles buscam uma determinada realidade concreta como um povo um império, uma civilização etc.. O homem tem consciência de sua historicidade ele vive em um determinado tempo, espaço físico e concreto.
A história se baseia no passado-presente-futuro, pois devemos conhecer o passado para explicar os acontecimentos presentes, em relação ao futuro não se pode falar seriam conclusões precipitadas, pois as ações do presente podem ajudar nas ações futuras.
Ensinar a história do conhecimento é mostrar que o ontem é diferente de hoje e aprender a ser mais consciente de si mesma quem não conhece o passado vive em um mundo