patrimonio liquido
O balanço patrimonial é dividido em 2 categorias principais:
Ativos: consistem nos bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela empresa. Também constituem os ativos os investimentos financeiros ou de qualquer espécie que a empresa fez e títulos públicos ou privados que a empresa tem por receber.
Passivos: Passivos compreendem as obrigações financeiras da empresa com o Estado, seus funcionários e com outras empresas.
Quando já temos realizado o cálculo dos ativos e dos passivos, podemos obter por fim o Patrimônio Líquido. Este que consiste na diferença dos Ativos (positivos, relativos aos lucros e investimentos) e dos Passivos (negativos, relativos a pagamentos e dívidas), sendo assim o Patrimônio Liquido considerado o capital que a empresa efetivamente tem disponível em caixa. Este, também pode ser usado basicamente para re-investimento (investimento na própria empresa, modernização, expansão das atividades), pode ser transformado em reserva financeira ou então empregado para realizar novos investimentos financeiros e expandir os Ativos.
Subdivisão dos Ativos e Passivos
Assim como o balanço patrimonial pode ser dividido em Ativos e Passivos, estes também podem ser classificados em subdivisões para facilitar os cálculos e estatísticas, para os ativos temos:
Ativos Atuais: todo o dinheiro e recursos que estão aplicados em fontes acessíveis tais como ações, títulos e contas bancárias. São recursos que facilmente (ou de maneira relativamente fácil) podem ser convertidos em dinheiro no prazo de até 1 ano.
Ativos Fixos: itens relativos a patrimônio mais fixo e que podem ser mensurados em períodos mais longos, tais como: terrenos, prédios, plantas industriais, veículos, máquinas, equipamentos e mobiliário.
Ativos de Longo Prazo: Consistem em fontes abstratas de recursos tais como direitos autorais, patentes e também títulos e ações que a empresa pretende manter por mais de um ano.
Para os passivos temos: