patrimonio cultural e natural de angola
Introdução ……………………………………………………………………………….2
Desenvolvimento ………………………………………………………………………. 3
Conclusão ……………………………………………………………………………….9
Agradecimentos ………………………………………………………………………..10
Bibliografia …………………………………………………………………………….11
Introdução
Para falarmos de património cultural e natural de Angola das 17 províncias é necessário conhecer dois aspectos a citar. Património ou património cultural é o conjunto de todos os bens, materiais ou imateriais, que, pelo seu valor próprio, devem ser considerados de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo. O património é a nossa herança do passado, com que vivemos hoje, e que passamos às gerações vindouras. Do património cultural fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos, e ainda locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral.
Nos bens móveis incluem-se, por exemplo, pinturas, esculturas e artesanato. Nos bens imateriais considera-se a literatura, a música, o folclore, a linguagem e os costumes. O património natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cénica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos.
Quem não tem na lembrança histórias que envolvam a paisagem? Todas estas lembranças fazem parte da nossa história. Perdê-las é, além de dano ambiental irreversível, uma agressão à memória e, acima de tudo, a perda da qualidade de vida.
Definição de Património Natural: “Património Natural” designa algo com características físicas, biológicas e geológicas extraordinárias; habitats de espécies animais ou vegetais em risco e áreas de grande valor do ponto de vista científico e estético ou do ponto de vista da conservação.
Também vimos que Património Cultural define-se