Património cultural
Patrimônio é o nosso legado do passado, o que vivemos hoje em dia, e que passamos às gerações futuras
Património cultural é a soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados de gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, ispirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
Um local denominado património mundial é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura como de mundial importância para a preservação dos patrimônios históricos e naturais dos diversos países.
Desde a 30.ª sessão do Comité da UNESCO para o Património Mundial, em Julho de 2006, um total de 106 locais estavam listados em 32 países diferentes em África.
PATRIMÓNIO CULTURAL
O nosso património cultural e natural é uma fonte insubstituível de vida e inspiração. Lugares como único e diversificado como o serengeti selvagem da África oriental, as pirâmides do Egito, a grande barreira de corais da Austrália e as catedrais barrocas da América latina compõem o património do nosso mundo.
O que torna o conceito de património mundial excepcional é a sua aplicação universal. Património mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estão localizados.
A organização das nações unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), visa incentivar a identificação, proteção e preservação do património cultural e natural ao redor do mundo considerados de valor excepcional para a humanidade. Este é incorporado em um tratado internacional denominado convenção sobre a proteção do património mundial cultural e natural, adoptada pela UNESCO em 1972.
MISSÃO DA UNESCO SOBRE O PATRIMÓNIO CULTURAL
Encorajar os países a assinar a convenção do património