Circuitos ceifadores
1. Introdução
Este relatório tem como tema “Circuitos Ceifadores”.
Segue, na Introdução Teórica, uma explicação sobre circuitos ceifadores não polarizadose ceifadores polarizados, em série ou em paralelo.
1. Introdução Teórica
Circuitos Ceifadores:
A saída dos circuitos ceifadores (às vezes chamados limitadores) aparece como se uma parte do sinal de entrada fosse cortada.
Os ceifadores classificam-se basicamente em ceifadores não polarizados e ceifadores polarizados, em série ou em paralelo.
As figuras abaixo ilustram dois circuitos básicos de ceifadores série não polarizados ou simples:
O ceifador negativo é assim denominado por cortar o semiciclo negativo da senóide aplicada à entrada, enquanto que, no ceifador positivo é cortado ou ceifado o semiciclo positivo da senóide.
Podemos dizer que os ceifadores série simples são, em última análise, retificadores de meia onda.
As figuras abaixo ilustram dois ceifadores paralelos simples ou não polarizados negativo e positivo respectivamente:
Analisando os ceifadores série e paralelo, conclui-se que o funcionamento dos mesmos é semelhante, em termos de tensão de saída.
É conveniente salientar que os ceifadores, sejam eles simples ou polarizados, em série ou em paralelo operam com qualquer forma de onda de sinal na entrada.
Ceifadores série polarizados
Nos ceifadores série polarizados adiciona-se uma bateria ou fonte em série com o diodo e com a tensão de entrada.
Os ceifadores série polarizados podem classificar-se em negativo e positivo, dependendo da posição do diodo no circuito.
A análise dos ceifadores é bastante simples, sendo bastante útil considerar instantes particulares do sinal de entrada e sua variação em função do tempo.
Isto significa que, um determinado sinal de entrada pode ser substituído por uma fonte de mesmo valor, para efeito de análise.
A figura a seguir ilustra um ceifador série polarizado negativo cuja tensão de entrada é de 20VRMS.
Vin = 28,2Vp ou