expressões algébricas
Como resolver expressões do tipo:
a) (1+1)²
)
(
)
b) (
No caso (1+1)² sempre que temos uma operação dentro do parênteses, resolvemos primeiro as operações que estão dentro para depois resolver o que esta fora. No caso desta você somara primeiro e depois elevara ao quadrado:
(
)
( )
(
)
( )
No caso
(
)
(
)
Aqui você tem uma expressão algébrica (algébrica porque envolvem letras). Em uma expressão algébrica resolvemos primeiro potenciação/radiciação, multiplicação/divisão, e por ultimo adição/subtração. Lembrando sempre primeiro temos que resolver o que esta dentro dos parênteses, obedecendo às ordens das operações.
Neste caso as potencias estão nas letras, então não há o que se fazer, dentro dos parênteses temos multiplicação de letras com números , valores distintos que não tem como simplificar, lembre expressão algébrica as operações são realizadas com os termos semelhantes
(ex. a com a, (a.a²=a³) b com b (b.b= b²) e números com números (3.6=18). Sendo assim os valores do primeiro parênteses reescrevemos sem o parêntese e após o sinal de subtração
) e o resultado obtido escrevemos fora realizamos a multiplicação dos valores com ( do parênteses. Assim teremos.
Exemplo 1
(
)
(
)
b³y
Agora não há mais como simplificar, temos uma subtração (e subtração/adição só podem serem realizadas quando os termos são semelhantes, ou seja, quando as letras e seus respectivos expoentes são iguais. Exemplo:
–
.
Exemplo 2
Temos um termo multiplicando elementos (termos) dentro de um parênteses, segue a mesma linha de raciocínio do anterior., Assim temos:
(
)