Patologia em Edf
Edificações
Recalque
* Patologia
O termo “patologia” é derivado do grego (pathos – doença e logia – ciência, estudo) que significa
“estudo da doença”. Na construção civil podemos atribuir patologia aos estudos dos danos que ocorrem em nossas edificações.
As obras de engenharia, assim como os seres humanos, podem sofrer os efeitos dos males congênitos e adquiridos, são vulneráveis a acidentes e também deterioram-se com o passar do tempo.
* Recalque
Recalque é o termo utilizado na engenharia para descrever o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento ao adensamento do solo sob sua fundação. O recalque nas edificações é o principal causador de trincas e rachaduras ne edificações, principalmente o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que a outra causando esforços estruturais diferentes em seus pontos gerando rachaduras e trincas.
Recalque diferencial
Corresponde á diferença entre os recalques de dois pontos.
Efeito de Racalques em
Estruturas.
Os efeitos dos recalques nas estruturas podem ser classificados em 3 grandes grupos.
Danos Estruturais
São os danos causados à estrutura propriamente dita (pilares, vigas e lajes).
Danos Arquitetônicos
São os danos causados à estética da construção, tais como trincas em paredes e acabamento, rupturas de painéis e vidro ou cerâmicas e etc.
Danos Funcionais
São os causados à utilização da estrutura com refluxo ou ruptura de esgotos e galerias, emperramento das portas e janelas, desgastes excessivo de elevadores o desaprumo da estrutura.
Estudo de Caso Uniasselvi
Foto da estrutura no exterior do 3º Pavimento do bloco ‘T’, onde é visível a rachadura em 45º que vai de uma laje a outra.
Foto da parte interna da rachadura onde mostra que a mesma passou pelo reboco dos dois lados e pela alvenaria, onde é possível ver que a dimensão da mesma que é considerada uma brecha por ser maior que 10 mm
Foto de um ângulo maior para mostrar a dimensão da rachadura e