Patologia Ambiental
2- A) Abrasão: Representa basicamente um arranhão no qual a epiderme superficial é arrancada por fricção ou força. Ocorre regeneração.
B) Contusão: Trata-se de uma lesão causada pelo impacto fechado de uma força. Lesão mista que envolve hematomas e edemas sem ruptura da pele.
C) Inchaço: Armazenamento excessivo de líquidos no organismo, especialmente agua, em determinadas áreas do corpo.
D) Laceração: Corte com bordas irregulares na pele produzido por superestiramento. São típicos da laceração os fios de tecido fibroso formando pontes ou vasos sanguíneos cruzando a ferida. As margens imediatas a laceração são frequentemente hemorrágicas ou traumatizadas.
3- A hipotermia é a exposição prolongada a baixas temperaturas. Ao atingir 32°C ocorre a perda da consciência, seguida por bradicardia(diminuição da frequência cardíaca) e fibrilação atrial. Lesões locais: geladura (lesão é provocada pela contração dos vasos sanguíneos superficiais) e pé de trincheira (exposição prolongada a umidade e frio, aparecimento de bolhas). Lesões sistêmicas: Redução do debito cardíaco, oligúria, apatia, lentidão, confusão mental.
4- As queimaduras de segundo grau atingem a epiderme e a derme (mais superficial). Há o aparecimento de bolhas e a lesão é úmida. A extensão da lesão que vai caracterizar se vai regenerar ou cicatrizar.
5- As queimaduras de terceiro grau atingem a epiderme, derme e subcutâneo. É caracterizada por ser uma lesão seca. Os nervos são destruídos pela queimadura, por isso não há dor. Acontece cicatrização.