Patologia das Construções
As obras de construção civil após concluídas devem atender as utilizações e exigências para que foram projetadas. O suporte das cargas imposta no projeto devem ser sempre avaliadas, pois a construção pode ao longo do tempo apresentar sérios problemas de manutenção. Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária.
Conceito
Em grego Pathos significa doença e Logos, estudo, então patologia É a ciência que estuda a origem, os sintomas e a natureza das doenças. Logo Patologia na construção civil é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada.
Característicos
Todos os profissionais relacionados com a execução e utilização das edificações devem ter um conhecimento mínimo dos processos mais importantes de degradação, assim como dos elementos causadores. No caso especifico, o que se busca e a obtenção da durabilidade da edificação, sendo necessário a tomada de decisões corretas e no momento adequado.
• A presença de umidade e o principal fator dos diferentes tipos de degradação, exceção ao dano mecânico. O transporte da agua através do concreto vem do tipo, tamanho e distribuição dos poros e das fissuras (micro e macro fissuras). Assim, o controle da penetração de agua na construção deve sempre ser avaliada.
• O tipo, e velocidade dos processos de degradação do concreto (físicos, químicos e biológicos) e das armaduras ativas e passivas (corrosão) determinam a resistência e rigidez dos materiais. Também, as condições superficiais da estrutura