S
Form.: Pedro Carvalho
Ano:2014/2015
Turma: Mecatrónica
EVOLUÇÃO DA
COMUNICAÇÃO HUMANA
Formandos:
José Marques
João Velosa
José Dino
Índice
A Era dos Símbolos e Sinais
A Era da Fala
A Era Escrita
A Era da Impressão
Era da Comunicação de Massa
A Era da Informação
A Era dos Símbolos e Sinais
A comunicação era realizada por meio de ruídos e movimentos corpóreos que constituíam símbolos e sinais mutuamente entendidos, claro que utilizavam um número limitado de sons que eram fisicamente capazes de produzir, tais como rosnados, roncos e guinchos (não falavam pois eram fisicamente incapazes de fazê-lo).
A Era da fala
O
Cro-Magnon era capaz de reproduzir fala e linguagem, tem origem entre 35 e 40 mil anos atrás, podia raciocinar, planejar e conceber, caçar de forma mais coordenada A Era da escrita
Escrita pictgraficas: desenhos que representavam idéias;
Escrita fonética: sua origem veio da idéia de criar símbolos para um determinado som ao invés de uma idéia. A Era da impressão
O papel começou a substituir o pergaminho no mundo islâmico durante o século VIII. A prensa impressora impulsionou a reprodução sistemática de centenas ou mesmo milhares de um determinado livro, bem como facilitou a disseminação da alfabetização.
A Era da comunicação de massa
Teve inicio no começo do século XIX, com o surgimento de jornais para a sociedade com o telegrafo e o telefone. No começo do século XX com a invenção do cinema, rádio e da televisão para populações grandes.
A Era da informação
Vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra ótica e o computador pessoal.
.